RHevolution Portal
O RHevolution - Portal proporciona aos funcionários e gerenciadores uma série de facilidades SELF-SERVICE através da Internet. Essas funções trarão agilidade para que o próprio funcionário atualize seus dados, obtenha suas informações e programe suas atividades, exatamente com o mesmo interface e amigabilidade que ele opera na Internet com Bancos, Lojas e demais Sites. No caso dos Gerenciadores da Empresa, estarão disponíveis, além de suas próprias informações, as relativas a seus subordinados, criando condições para que ele solicite e aprove aumentos, promoções, férias entre outros.
Trata-se de um recurso poderoso de comunicação entre a empresa e funcionários, permitindo que a Empresa divulgue notícias e informações de seu interesse, e utilize o recurso de envio de mensagens coletivas e individuais no processo de comunicação.
Copyright
© 1996
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RHevolution Portal
Transações
Minhas informações
Freqüência
Banco de Horas
Informativos
Pagamentos
Férias
Gestão de Pessoas
Admissão
Registro Contrato Prazo Determinado
Alteração Funcional
Gerenciamento de Freqüência
Banco de Horas
Freqüência
Segurança e saúde ocupacional
Gestão de Processos
Nessa tela serão apresentados todos os exames do funcionário. Informar o mês e o ano para selecionar as informações de um mês específico. Informar o exame para selecionar as informações específicas de um único exame. É possível ainda filtrar os exames para serem apresentados apenas os pendentes, realizados ou programados.
Selecione o exame para visualizar os itens do exame:
Para os exames já realizados será apresentado também, a data e o resultado do exame (normal ou alterado). Ao clicar em será exibido a descrição do resultado do exame, conforme tela abaixo:
Serão apresentados todos os questionários disponibilizados para o funcionário. Selecionar o questionário que será respondido. Para cada questão serão apresentadas as alternativas de resposta ou um campo livre, dependendo de como foi cadastrado o questionário. Após o preenchimento do questionário, clicar em para salvar as respostas.
Os questionários que estiverem caracterizados como 'Respondido' foram preenchidos no Rhevolution, no atendimento de saúde. Para esses questionários será possível apenas visualizar as informações. Ao clicar no link da questão será possível ver detalhes da pergunta, conforme tela abaixo:
Nesta tela, podem ser feitas alterações nas informações pessoais do usuário conectado ao portal.
ENDEREÇO (Obrigatório)
O endereço atual virá preenchido. Para
efetuar alterações, o endereço deverá ser preenchido
todo em letras maiúsculas, sem acentos ortográficos, pontos e ‘Ç’ (Cedilha).
As abreviações deverão seguir o seguinte padrão :
Acesso | ACS |
Alameda | AL |
Avenida | AV |
Beco | BC |
Conjunto | CJ |
Estrada | ETR |
Galeria | GLR |
Ladeira | LAD |
Largo | LGO |
Passagem | PAS |
Praça | PCA |
Rua | R |
Rodovia | RDV |
Travessa | TR |
Trevo | TRV |
Viaduto | VD |
Viela | VEL |
Via | VIA |
Ex.: R VERGUEIRO
NÚMERO (Obrigatório)
O número atual virá preenchido. Para
efetuar alterações, digite o novo número.
COMPLEMENTO(Opcional)
Digite o complemento do endereço do
colaborador.
BAIRRO (Obrigatório)
O bairro atual virá preenchido. Para
efetuar alterações, digite o novo bairro em que o Colaborador
reside.
O bairro do endereço do Colaborador será
preenchido todo em letras maiúsculas, sem acentos ortográficos, pontos e ‘Ç’
(Cedilha).
As abreviações deverão seguir o seguinte padrão :
Jardim | JD |
Parque | PRQ |
Vila | V |
Ex.: V MARIANA
CIDADE (Obrigatório)
A cidade atual virá preenchida. Para
efetuar alterações, digite a nova cidade em que reside o
Colaborador. Deverá
ser preenchido todo em letras maiúsculas,
sem acentos ortográficos, pontos e ‘Ç’ (Cedilha).
ESTADO(Obrigatório) LIST
Para alterar, selecione o Estado em que reside o
colaborador entre os itens da lista.
CEP (Obrigatório)
O CEP atual virá preenchido. Para efetuar
alterações, digite o novo CEP.
Digitar somente números.
DDD / TELEFONE (Obrigatório)
RAMAL (Opcional)
O DDD / telefone / ramal atual virão preenchidos. Para efetuar alterações, digite o novo DDD / telefone / ramal.
Instruções:
Após efetuar as alterações clicar em .
Será visualizada a tela de Averbações. Deverá ser preenchido o motivo/justificativa para alteração do campo. Os campos serão alterados somente após o preenchimento da justificativa.
ADICIONAIS
O funcionário poderá incluir alguns dados adicionais (de acordo com os disponíveis na lista ).
Os dados adicionais que apresentarem lista de valores para validação, terão o (*) ao lado do nome.
Para incluir um dado adicional, digitar seu valor e clicar em .
Se o dado adicional apresentar o (*) ao lado do nome, será visualizada uma lista com os valores disponíveis. Clicar sobre o valor desejado.
Obs: Os dados adicionais que não apresentarem lista para validação, ao digitar o valor e clicar em o dado adicional será incluído automaticamente.
Se houve a escolha de um valor disponível na lista, será necessário clicar novamente em para salvar o valor do dado adicional.
Para alterar um dado adicional, clique em .
Para excluir um dado adicional, clique em .
Na tela de benefícios, serão visualizados os detalhes de todos os benefícios do funcionário.
Para ver os detalhes do benefício, a seta deverá estar apontando para a linha a ser detalhada. Para isso, utilize as teclas .
A opção/suspensão do benefício pode ser feita se o mesmo não for automático.
Quando não existir Data de Opção, pode ser feita a opção pelo benefício, clicando em Optar.
Ao clicar em Optar quando a Data de Opção já existir, aparecerá a seguinte mensagem:
Quando não existir Data de Suspensão, pode ser feita a suspensão do benefício, clicando em Suspender.
Ao clicar em Suspender quando a Data de Suspensão já existir, aparecerá a seguinte mensagem:
As competências a serem desenvolvidas são definidas de acordo com o cargo do funcionário.
Serão visualizados os cursos disponíveis para o desenvolvimento de determinada competência.
A inscrição poderá ser feita clicando em
Clique em Turmas para visualizar as turmas disponíveis para inscrição.
Nesta tela, o sistema permitirá a visualização dos dependentes do funcionário.
Para visualizar mais detalhes, clique nos links existentes no Nome e Parentesco.
Para visualizar os benefícios do dependente, clique em
Obs: Campo Agregado - para fins de Assistência Médica.
Através do Portal, o funcionário poderá visualizar as suas marcações e fazer seus apontamentos, que serão enviados para a aprovação do gestor.
Para fazer o tratamento da marcação do dia, clicar na data correspondente.
Será visualizada a tela abaixo, indicando em qual escala o funcionário se encontra e as marcações efetuadas no dia.
Para incluir / alterar a marcação do dia, basta alterar o horário em Manutenção das Marcações e clicar em .
No caso de faltas, para excluir a marcação clicar em .
Para justificar a manutenção nas marcações, clicar no botão Justificativas.
Será visualizada a tela abaixo, onde serão incluídas as justificativas de ausência (faltas, atrasos) ou de presença (horas extras), da marcação correspondente.
Observar a quantidade de horas a serem justificadas e escolher o tipo da freqüência (justificativa) entre os itens da lista. Digitar o horário de início e fim e as observações (opcional).
Clicar em para salvar a justificativa.
A justificativa será enviada para aprovação do gestor.
Através do Portal, o funcionário poderá visualizar o seu extrato de Banco de Horas.
Selecionar o mês / ano e clicar em Exibir
Na posição sintética do banco de horas o funcionário poderá visualizar o saldo de cada verba no mês e o saldo mensal do banco de horas.
Ano: Selecionar o ano desejado para consulta.
Horas: Todas - Horas efetivas e Adicionadas
Efetiva - Permanece a quantidade de horas efetuadas pelo funcionário, sem acréscimo
Adicionada - Indica que os movimentos guardados no banco de horas serão adicionados de acordo com o percentual de acréscimo da verba parametrizada no Banco de Horas. Por exemplo, tenho 2 hrs extras mas se a regra indicar que será armazenado adicionada de 1.5, esse valor deverá demonstrar 3 hrs.
O funcionário poderá imprimir ou visualizar em tela a declaração com suas referências.
No informativo da relação de débitos, o funcionário poderá visualizar e imprimir um relatório dos seus débitos com a empresa, apresentando o mês de referência do débito, as verbas e seus valores e o saldo devedor.
Através do Portal, o funcionário poderá visualizar e imprimir seu Informe de Rendimentos. Estão disponíveis os informes dos últimos 4 anos.
Selecionar o ano entre os itens da lista.
Será visualizado o Informe de Rendimentos, de acordo com o ano escolhido.
O Rhevolution Portal disponibiliza ao funcionário a visualização do seu recibo de férias.
Selecione o período em Período Aquisitivo.
Clique em para visualizar o recibo.
Observações:
Para o demonstrativo ser impresso com as linhas, verificar a configuração do browser (Internet Explorer).
No RHevolution Portal, o funcionário poderá visualizar ou imprimir o seu demonstrativo de pagamento.
Escolha em Competência, o mês e ano de competência que deverá ser impresso.
Em tipo de pagamento, escolha na lista qual o tipo de demonstrativo que se deseja visualizar.
Clique em para visualizar a versão de impressão.
Importante:
O que significa o campo A em seu demonstrativo?
A significa Atributo e identifica o tipo do movimento: "N" Normal, "+" Aumentativo, "-" Diminutivo.
Por exemplo: Tenho a verba V003 - Salário com atributo N (Normal). Se existir uma diferença de salário no mês, aparecerá a mesma verba V003 só que com o atributo "-" se estiver subtraindo ou com o atributo "+" se estiver somando.
Observações:
Para o demonstrativo ser impresso com as linhas, verificar a configuração do browser (Internet Explorer).
Nesta tela, serão informadas as opções do funcionário, para a solicitação de suas férias, obedecendo os critérios e regras previamente definidas pela empresa.
Para efetuar a solicitação de férias, preencher os campos:
Dias de férias - O campo vêm preenchido com um valor sugerido (saldo a solicitar). Esse valor pode ser alterado, de acordo com a quantidade de períodos de férias que o funcionário irá usufruir. Por exemplo, se o funcionário tiver direito de 30 dias de férias, quiser usufruir em um único período e optar pelo abono, deve preencher o campo Dias de Férias = 30, Opção de Abono = Sim. Automaticamente o sistema irá calcular 20 dias de descanso mais 10 dias de abono.
Obs: A quantidade de Dias de férias deve estar sempre de acordo com o Saldo a Solicitar. Por exemplo, se o funcionário tem direito de 30 dias e optou por 2 períodos de férias, o primeiro 20 Dias de férias com Opção de Abono = sim ( o sistema calcula 10 dias descanso + 10 abono), irá gerar um saldo a solicitar de 10 dias. Quando ele fizer a solicitação do Saldo, não poderá inserir um valor maior que 10 em Dias de férias e nem solicitar abono novamente, pois já solicitou no primeiro período. A programação em mais de um período só será permitida se estiver de acordo com as regras da empresa.
Data de início das férias - Data em que o funcionário irá sair de férias.
Opção de abono - Sim para conversão de parte dos dias de férias em abono.
Não para usufruir do total digitado em Dias de férias.
Opção de 13° - Sim para receber a primeira parcela do 13° salário nas férias
Não para não receber a primeira parcela do 13° salário nas férias.
Clique em para gerar a solicitação de férias ao gestor responsável.
Para Simular o cálculo, clique em .
Será gerada uma simulação do Recibo de Férias do funcionário, com suas verbas de férias e valores correspondentes ao período indicado.
Ao clicar em Efetivar a programação:
Clique OK, automaticamente o sistema envia as informações para o gestor, que irá aprovar ou reprovar a solicitação.
As férias serão efetivadas somente após a aprovação de todos os gestores responsáveis.
Enquanto o gestor não efetuar a aprovação, o funcionário poderá cancelar a solicitação, clicando em .
Após a aprovação das férias pelo gestor, o funcionário irá visualizar o período aquisitivo programado:
Clique na legenda para visualizar os detalhes da programação.
Para solicitar o cancelamento da programação clique em .
O cancelamento será efetivado somente após a aprovação de todos os gestores responsáveis.
Após aprovação do cancelamento pelo gestor, a programação poderá ser solicitada novamente pelo funcionário.
Após solicitar suas férias, o funcionário pode verificar se a sua solicitação foi aprovada pelo gestor.
Para solicitar o cancelamento da programação clique em .
O cancelamento será efetivado somente após a aprovação de todos os gestores responsáveis.
Após aprovação do cancelamento pelo gestor, esta linha de programação aprovada não será mais visualizada pelo funcionário e a programação poderá ser solicitada novamente na tela de Solicitação de Férias.
Tela de consulta do saldo de Fundo de Garantia.
O sistema exibirá o saldo de fundo de garantia. Esta funcionalidade será exibida se o módulo de controle de FGTS do produto estiver habilitado.
Cadastro dos telefones pessoais do funcionário.
Para incluir mais números de telefone, clique em . Para excluir, clique em .
Após incluir as informações, clique em .
Utilize as teclas para navegar entre os registros.
Clicando em Alterar Senha, o usuário poderá fazer a troca de sua senha.
Digitar a senha anterior, a senha nova, confirmar a nova senha e .
Em Atualização de Fotos, o gestor poderá efetuar a inserção / troca de sua foto e de seus funcionários.
Digitar o ID do empregado ou pesquisar em
Para pesquisar, informe o nome do empregado e clique em OK.
Será visualizada a lista com os empregados que tiverem o nome informado.
Selecionar o empregado clicando no nome.
Após selecionar o empregado, clique em PROCURAR para selecionar a foto.
Clique OK para gravar as informações.
O gestor poderá visualizar seus subordinados diretos e indiretos.
Expandir - Clicando em Expandir, aparecerá a lista de todos os subordinados, diretos e indiretos.
Contrair - Clicando em Contrair, apenas aparecerá a lista dos subordinados diretos.
Exibir/Suprimir Foto - Clique para exibir ou suprimir a foto dos funcionários.
Pesquisar - Faz a pesquisa por NOME do funcionário.
Clicando no nome do funcionário, o gestor poderá visualizar o histórico de cargos, salários, férias, afastamentos, transferências, estabilidade, equipamentos, treinamentos de seus funcionários.
Para a admissão de um novo funcionário, existe uma seqüência de informações a serem incluídas, tais como: Identificação (Pessoas), Exames, Funcionais, Adicionais, Dependentes, Pensionistas, Transporte, Cargos e Salários.
Para facilitar a inclusão dessas informações foi criado um sinaleiro, que indica quando estas informações estão incompletas, pendentes ou completas.
Clique nos ícones para ver os detalhes de cada processo.
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Sinal que indica que o processo está completo
Sinal que indica que o processo está pendente e precisa ser finalizado
Sinal que indica que o processo ainda está incompleto, faltam informações e/ou ser finalizado
Todos os processos precisam estar completos para o funcionário ser ativado e gerar uma solicitação de admissão.
Esta é a tela inicial do processo de admissão. Nela serão registrados os dados pessoais do novo funcionário (identificação, endereço, formação, etc).
Bloco Identificação:
Neste bloco serão informados os dados pessoais do Colaborador.
NOME (Obrigatório)
Digite o nome completo do Colaborador.
O nome será preenchido em letras
maiúsculas , sem acentos ortográficos , pontos e ou ‘Ç’ (Cedilha). Quando o
Primeiro nome e o Sobrenome exceder o tamanho do campo definido, serão mantidos
o primeiro e o último nome, devendo-se abreviar os sobrenomes intermediários sem
utilização de pontos. Os sobrenomes seguidos de grau de parentesco como : FILHO,
NETO, SOBRINHO E JUNIOR , serão digitados na integra.
Ex.: EDISON DE B F GOMES SOBRINHO
NOME USUAL (Opcional)
Digite o nome usual ou o Pseudônimo do
Colaborador. Se o campo não for preenchido, o sistema assumirá o primeiro nome
como o nome usual.
Padrão ortográfico do primeiro nome e
sobrenome do Colaborador.
Ex.: MALU para MARIA
RODRIGUES para DURVAL RODRIGUES.
Usar o bom Senso, não colocar APELIDOS e sim NOME USUAL.
RG (Obrigatório somente se não for
estrangeiro que é obrigatório a RNE)
Digite o número do registro geral (RG) do
Colaborador. O RG deverá ser informado conforme exemplo abaixo, SEM PONTO e OU
HÍFEN.
Ex.:
RG (Cédula de Identidade ) :
Número = 9999999999 dígito em separado.
Dígito = 99
DT EXPEDIÇÃO (Obrigatório)
Digite a data de expedição da cédula de
identidade.
ÓRGÃO EMISSOR (Obrigatório)
Digite o Código do órgão emissor do
documento de identidade.
Sigla do órgão emissor do documento de
identidade em letra maiúsculas.
Ex.: SSP
ESTADO EMISSOR (Obrigatório) LIST
Selecione o estado emissor do documento
de identidade.
CPF (Obrigatório)
Informar o número do CPF do colaborador.
Dígito em separado.
ATENÇÃO: Se ao digitar o CPF, já
possuir algum funcionário ativo com o mesmo número, o sistema fornecerá um
alerta e não permitirá a inclusão.
SEXO (Obrigatório)
Selecione o sexo do Colaborador.
ESTADO CIVIL (Obrigatório) LIST
Selecione o Estado Civil do Colaborador
entre os itens da lista.
PAIS (Obrigatório)
Selecione o país de nascimento entre os itens da lista.
CIDADE(Obrigatório)
Digite a cidade de nascimento do
Colaborador. Deverá
ser preenchido todo em letras maiúsculas,
sem acentos ortográficos, pontos e ‘Ç’ (Cedilha).
ESTADO(Obrigatório) LIST
Selecione o Estado de nascimento do
colaborador entre os itens da lista.
TÍTULO/SEÇÃO/ZONA
Será requerido se colaborador maior que 18 anos.
Digite o número do título de eleitor, seção e zona eleitoral do Colaborador.
CERT. RESERVISTA
Digite o número e série da carteira de
reservista do Colaborador.
DATA NASCIMENTO (Obrigatório)
Digite a data de nascimento do
Colaborador .
HABILITAÇÃO (Opcional)
Digite o número da carteira de
habilitação do Colaborador.
CATEGORIA (Opcional)
Digite a categoria da carteira de
habilitação do Colaborador.
RAÇA (Obrigatório) LIST
Selecione a raça do Colaborador entre os
itens da lista.
DEFICIÊNCIA (Obrigatório) LIST
Informe se o Colaborador possui
deficiência física "S" OU "N".
TIPO DE SANGUE (Opcional) LIST
Selecione o tipo sanguíneo do Colaborador
entre os itens da lista.
Fator RH (Opcional) LIST
Selecione entre os itens da lista o fator RH (do tipo sanguíneo) do Colaborador.
Bloco Endereço:
Neste bloco serão informadas as informações referentes ao endereço do Colaborador.
ENDEREÇO (Obrigatório)
Digite o endereço do Colaborador.
O endereço do Colaborador será preenchido
todo em letras maiúsculas, sem acentos ortográficos, pontos e ‘Ç’ (Cedilha).
As abreviações deverão seguir o seguinte padrão :
Acesso | ACS |
Alameda | AL |
Avenida | AV |
Beco | BC |
Conjunto | CJ |
Estrada | ETR |
Galeria | GLR |
Ladeira | LAD |
Largo | LGO |
Passagem | PAS |
Praça | PCA |
Rua | R |
Rodovia | RDV |
Travessa | TR |
Trevo | TRV |
Viaduto | VD |
Viela | VEL |
Via | VIA |
Ex.: R VERGUEIRO
NÚMERO (Obrigatório)
Digite o número da rua em que o
Colaborador reside.
Ex.: 400
COMPLEMENTO(Opcional)
Digite o complemento do endereço do
colaborador.
BAIRRO (Obrigatório)
Digite o bairro em que o Colaborador
reside.
O bairro do endereço do Colaborador será
preenchido todo em letras maiúsculas, sem acentos ortográficos, pontos e ‘Ç’
(Cedilha).
As abreviações deverão seguir o seguinte padrão :
Jardim | JD |
Parque | PRQ |
Vila | V |
Ex.: V MARIANA
CEP (Obrigatório)
Digite o CEP da rua em que o Colaborador
reside.
Digitar somente números.
CIDADE(Obrigatório)
Digite a cidade em que reside o
Colaborador. Deverá
ser preenchido todo em letras maiúsculas,
sem acentos ortográficos, pontos e ‘Ç’ (Cedilha).
ESTADO(Obrigatório) LIST
Selecione o Estado em que reside o
colaborador entre os itens da lista.
FONE RESIDENCIAL
Digite o DDD, Número e Ramal
CELULAR
Digite o DDD e Número
Obs.: É obrigatório o preenchimento de apenas um dos telefones.
EMAIL (Opcional)
Digite o
endereço eletrônico (e-mail) do colaborador.
Bloco Estrangeiro:
Preenchimento obrigatório se a nacionalidade do colaborador for estrangeira.
NATURALIZADO
Informar S (sim) ou N (não)
DATA CHEGADA
Informar a data de chegada no país
RNE (REGISTRO NACIONAL DE ESTRANGEIRO)
Informar o Registro Nacional de
Estrangeiro
VISTO
Selecione Temporário / ou Permanente.
Bloco Formação:
Neste bloco será informado o grau de instrução do Colaborador.
GRAU (Obrigatório) LIST
Escolher o grau de escolaridade do Colaborador entre os itens da lista.
ÓRGÃO/CLASSE (Opcional) LIST
Escolher o órgão de classe do Colaborador entre os itens da lista.
REGIÃO/N° REG (Opcional)
Digite a região e número da região de classe do Colaborador.
Bloco Complementares:
Cadastro de informações complementares do colaborador aposentado.
APOSENTADO(Obrigatório)
Informar S (sim) ou N (não)
Obs: se o indicador de aposentado igual a “Sim”, o número do benefício do INSS, o tipo de aposentadoria e a data de aposentadoria são de preenchimento obrigatório.
DT APOSENT.
Digite a data da aposentadoria do Colaborador.
TIPO APOSENT
Selecione o tipo de aposentadoria entre os itens da lista.
N°
DO BENEFICIO NO INSS (Opcional)
Digite o número do benefício do INSS.
CLASSE DE CONTR. NO INSS(Opcional)
Digite a classe de contribuição no INSS
N° DE INSCRIÇÃO NO INSS(Opcional)
Digite o número de inscrição no INSS.
NOME DO TUTOR (Opcional)
Digite o nome do tutor do Colaborador,
caso ele tenha.
NOME DO PAI (Opcional)
Digite o nome do pai do Colaborador.
NACIONALIDADE DO PAI (Opcional) LIST
Selecione a nacionalidade do pai do
Colaborador entre os itens da lista.
NOME DA MÃE (Obrigatório)
Digite o nome do mãe do Colaborador.
NACIONALIDADE DA MÃE (Obrigatório)
LIST
Selecione a nacionalidade da mãe do
Colaborador entre os itens da lista.
Instruções:
Para ir de um campo para outro, pressione a tecla <Tab> do teclado.
Logo após o preenchimento dos campos, salve o registro clicando em .
Após salvar as informações, finalize o processo clicando em .
Se todos os campos obrigatórios foram preenchidos corretamente, o processo finalizado irá receber o sinal .
Importante: Após qualquer tipo de alteração, é necessário salvar as informações antes de finalizar o processo.
Cadastro de exames médicos realizados e ou a realizar.
Pessoas | Exames | Funcionais | Adicionais | Dependentes | Pensionistas | Transporte | Cargo/Salario | Ativação |
|
Ao clicar em Exames, na tela principal da admissão, aparecerá a seguinte mensagem:
Clique OK para finalizar o processo sem incluir exames. Para incluir exames, clique Cancelar.
TIPO DE EXAME
Selecione na lista o tipo de exame (ex. admissional, periódico)
DATA DA OPÇÃO
Digite a data do exame médico realizado ou a realizar.
Instruções:
Salve o registro, clicando em .
Para incluir mais exames, clique em .
Para excluir, a seta deve estar apontando para o registro a ser excluído. Para isso, utilize os botões de navegação .
Após salvar as informações, sempre finalizar o processo clicando em .
Se todos os campos obrigatórios foram preenchidos corretamente, o processo finalizado irá receber o sinal .
Cadastro dos dados que se referem ao relacionamento entre o funcionário e a empresa, tais como documentação, tipo de pagamento e INSS.
Pessoas | Exames | Funcionais | Adicionais | Dependentes | Pensionistas | Transporte | Cargo/Salario | Ativação |
|
Ao clicar em Funcionais, na tela principal da admissão, será direcionado para a tela de Informações Funcionais.
Bloco Relacionamento:
Tipo de colaborador (Obrigatório) LIST
Selecione entre os itens da lista o tipo
de relacionamento do Colaborador com a empresa.
Tipo de folha (Obrigatório)
Selecione o tipo de folha na qual o Colaborador trabalha.
1º emprego(Obrigatório)
Selecione a opção "Sim" se for o primeiro emprego do colaborador. Se não for o primeiro emprego, selecione "Não".
Bloco Documentação:
Cart Prof/Série/Letra (Obrigatório)
Digite o número, série e letra da carteira profissional do Colaborador.
Estado emissor Cart. prof.(Obrigatório)
Selecione o estado emissor da carteira profissional entre os valores da lista.
EXPEDIÇÃO DA CARTEIRA PROF.(Obrigatório)
Digite a data de expedição da carteira profissional do colaborador.
Prog. Integração/nº (obrigatório somente se 1º emprego for igual a “Não”)
Selecione na lista entre "PIS" ou "PASEP" e digite seu respectivo número.
DATA EXPEDIÇÃO (Opcional)
Digite a data de Expedição do PIS.
Bloco Tipo de Pagamento:
TIPO DE PAGAMENTO (Obrigatório) LIST
Selecionar entre os itens da lista o tipo
de pagamento do Colaborador.
BANCO (Obrigatório se recebe crédito
em conta corrente)
Selecione o banco em que serão
efetuados os depósitos em conta corrente.
AGÊNCIA
Digite o número da agência em que serão
efetuados os depósitos em conta corrente. Os valores devem estar cadastrados
previamente na transação Bancos e Agências do RHevolution. Caso contrário, não
será permitida a inclusão.
NRO. CONTA
Número da conta corrente em que serão
efetuados os depósitos.
Bloco INSS
Emprego concomitante
Selecione "Sim" se o colaborador possuir mais de um emprego. Utilizado para rateio do INSS.
Instruções:
Após o preenchimento dos campos, salve o registro, clicando em .
Finalize o processo clicando em .
Se todos os campos obrigatórios foram preenchidos corretamente, o processo finalizado irá receber o sinal .
Utilizado para cadastramento dos campos adicionais necessários para complementar o cadastro do colaborador.
Pessoas | Exames | Funcionais | Adicionais | Dependentes | Pensionistas | Transporte | Cargo/Salario | Ativação |
|
Ao clicar em Adicionais, na tela principal da admissão, aparecerá a seguinte mensagem:
Clique OK para finalizar o processo sem incluir dados adicionais. Para incluir, clique Cancelar.
TIPO (Opcional) LIST
Selecione o tipo do dado adicional entre
os itens da lista.
VALOR (Opcional)
Digite o valor (conteúdo) do dado
adicional .
DATA (Opcional)
O sistema trará a data do dia em que
estiver sendo criado o dado adicional com o seu devido conteúdo.
Instruções:
Salve o registro, clicando em .
Para incluir mais dados adicionais, clique em .
Para excluir, se existir mais de um registro, a seta deve estar apontando para o registro a ser excluído. Para isso, utilize os botões de navegação .
Após salvar as informações, sempre finalizar o processo clicando em .
Se todos os campos obrigatórios foram preenchidos corretamente, o processo finalizado irá receber o sinal .
Cadastro dos dados pessoais, controles e adicionais dos dependentes.
Pessoas | Exames | Funcionais | Adicionais | Dependentes | Pensionistas | Transporte | Cargo/Salario | Ativação |
|
Ao clicar em Dependentes, na tela principal da admissão, aparecerá a seguinte mensagem:
Clique OK para finalizar o processo sem incluir dependentes. Para incluir, clique Cancelar.
NOME (Obrigatório)
Digite o nome completo do Dependente.
O nome será preenchido em letras
maiúsculas , sem acentos ortográficos , pontos e ou ‘Ç’ (Cedilha). Quando o
Primeiro nome e o Sobrenome exceder o tamanho do campo definido, serão mantidos
o primeiro e o último nome, devendo-se abreviar os sobrenomes intermediários sem
utilização de pontos. Os sobrenomes seguidos de grau de parentesco como : FILHO,
NETO, SOBRINHO E JUNIOR , serão digitados na integra.
DATA NASCIMENTO (Obrigatório)
Digite a data de nascimento do dependente.
PARENTESCO (Obrigatório)
Selecione entre os itens da lista o parentesco do dependente.
SEXO (Obrigatório)
Selecione entre os itens da lista o sexo do dependente.
LOCAL DE NASCIMENTO (Opcional)
Digite
a Cidade ou Município do local de
nascimento do dependente. Deverá preenchido todo em letras maiúsculas, sem
acentos ortográficos, pontos e ‘Ç’ (Cedilha).
CARTÓRIO (Opcional)
Digite o número do cartório, onde foi
registrado o dependente (Dado da certidão de Nascimento).
NUM REGISTRO (Opcional)
Digite o número do Registro do dependente
(Nro do registro da Certidão de Nascimento).
NUM DO LIVRO (Opcional)
Digite o número do livro onde foi
registrado o dependente. (Nro do livro da Certidão de Nascimento).
NUM DA FOLHA (Opcional)
Digite o número da folha onde foi
registrado o dependente. (Nro do livro da Certidão de Nascimento).
DATA ENTREGA CERTIDÃO (Opcional)
Digite a data da entrega do documento do
registro do dependente.
Ex.: DD/MM/YYYY
01/01/2000 , deveremos informar
dia, mês e ano, sendo que :
dias 02 posições
mês 02 posições
ano 04 posições, seguido de espaço
ou vírgula ou barras e ou hífens.
Dependentes / Dados Adicionais
Utilizado para cadastramento dos campos adicionais necessários para complementar o cadastro do dependente.
DADO ADICIONAL (Opcional) LIST
Selecione o tipo do dado adicional do
dependente entre os itens da lista.
CONTEÚDO (Opcional)
Digite o valor (conteúdo) do dado
adicional do dependente.
DATA (Opcional)
O sistema trará a data do dia em que
estiver sendo criado o dado adicional com o seu devido conteúdo.
Instruções:
Salve o registro, clicando em .
Para incluir mais registros, clique em .
Para navegar entre os registros, utilize os botões de navegação .
Após salvar as informações, sempre finalizar o processo clicando em .
Se todos os campos obrigatórios foram preenchidos corretamente, o processo finalizado irá receber o sinal .
Utilizado para cadastramento dos beneficiários e das regras de cálculos da pensão alimentícia determinada pelo Poder Judiciário.
Pessoas | Exames | Funcionais | Adicionais | Dependentes | Pensionistas | Transporte | Cargo/Salario | Ativação |
|
Ao clicar em Pensionistas, na tela principal da admissão, aparecerá a seguinte mensagem:
Clique OK para finalizar o processo sem incluir pensionistas. Para incluir, clique Cancelar.
Neste bloco será informada a identificação do beneficiário (a) de pensão alimentícia.
NOME (Obrigatório)
O nome do beneficiário (a) de pensão
alimentícia. Deverá ser preenchido todo em letras maiúsculas, sem acentos
ortográficos, pontos e ‘Ç’ (Cedilha).
ENDEREÇO (Obrigatório)
Digite endereço do Beneficiário (a).
O endereço do beneficiário (a) será
preenchido todo em letras maiúsculas, sem acentos ortográficos, pontos e ‘Ç’
(Cedilha).
As abreviações deverão seguir o
seguinte padrão :
Acesso | ACS |
Alameda | AL |
Avenida | AV |
Beco | BC |
Conjunto | CJ |
Estrada | ETR |
Galeria | GLR |
Ladeira | LAD |
Largo | LGO |
Passagem | PAS |
Praça | PCA |
Rua | R |
Rodovia | RDV |
Travessa | TR |
Trevo | TRV |
Viaduto | VD |
Viela | VEL |
Via | VIA |
Ex.: R VERGUEIRO
NÚMERO (Obrigatório)
Digite o número da rua em que o
beneficiário (a) reside.
END.COMPL. (Opcional)
Digite o endereço complementar do
beneficiário (a). Ex.: Bloco, apartamento, etc.
O complemento do endereço do beneficiário
(a) será preenchido todo em letras maiúsculas, sem acentos ortográficos, pontos
e ‘Ç’ (Cedilha).
As abreviações deverão seguir o
seguinte padrão :
Apartamento | AP |
Bloco | BL |
Edifício | ED |
Ex.: ED SÃO LUCAS – AP 33
BAIRRO (Obrigatório)
Digite o bairro em que o beneficiário (a)
reside.
O bairro do endereço do beneficiário (a)
será preenchido todo em letras maiúsculas, sem acentos ortográficos, pontos e
‘Ç’ (Cedilha).
As abreviações deverão seguir o
seguinte padrão :
Jardim | JD |
Parque | PRQ |
Vila | V |
Ex.: V MARIANA
CIDADE (Obrigatório)
LIST
Selecione entre os itens da lista o nome da cidade onde o beneficiário(a)
reside.
UF (Obrigatório) LIST
Selecione entre os itens da lista o estado onde o beneficiário(a) reside.
CEP (Obrigatório)
Digite o CEP da rua em que o Beneficiário
(a) reside.
Digitar o número e complemento sem ponto
e separado por Hífen.
CPF (Obrigatório)
Digite o número CPF (Cadastro pessoa
física) do Beneficiário (a).
RG (Obrigatório)
Digite o número do registro geral (RG) do
beneficiário (a).
RG (Cédula de Identidade ) :
Número = 9999999999 dígito em separado.
Dígito = 99
ÓRGÃO/EST.EMISSOR (Obrigatório) LIST
Digite o Código do órgão emissor do documento de
identidade. Selecione entre os itens da lista
o estado emissor.
Sigla do Órgão emissor do documento de identidade em letras maiúsculas.
Ex.: SSP
Ex.: SP
DATA EXCLUSÃO (Opcional)
Digite a data de exclusão do beneficiário (a).
% FGTS RESCISÃO (Opcional)
Digite a % de FGTS Rescisão para o beneficiário (a).
DEPÓSITO TIPO (Obrigatório)
Selecione o tipo de pagamento para o
beneficiário (a).
BANCO / AGENCIA / CONTA CORRENTE
Digite o número do Banco, Agência e Conta Corrente, de acordo com o tipo de depósito. Atenção com o preenchimento destes campos, os valores devem estar cadastrados previamente na tela de Bancos e Agências do RHevolution, caso contrário aparecerá a seguinte mensagem: CHAVE NÃO CADASTRADA.
Instruções:
Salve o registro, clicando em .
Para incluir mais registros, clique em .
Para navegar entre os registros, utilize os botões de navegação .
Após salvar as informações, sempre finalizar o processo clicando em .
Se todos os campos obrigatórios foram preenchidos corretamente, o processo finalizado irá receber o sinal .
Utilizado para cadastramento dos percursos utilizados no deslocamento do colaborador.
Pessoas | Exames | Funcionais | Adicionais | Dependentes | Pensionistas | Transporte | Cargo/Salario | Ativação |
|
Ao clicar em Transporte, na tela principal da admissão, aparecerá a seguinte mensagem:
Clique OK para finalizar o processo sem incluir transportes. Para incluir, clique Cancelar.
Serão informados os percursos para optantes de vale transporte.
Preencher os campos:
Tipo - Escolher entre os valores da lista, o tipo de transporte, no caso de optante ao benefício, vale transporte.
Data da Opção - Digite a data de opção do Colaborador, no caso de optante ao benefício, vale transporte.
Quantidade por dia - Digite a quantidade de vale transporte por dia/percurso , no caso de optante ao benefício, vale transporte.
Instruções:
Após incluir as informações, salve o registro, clicando em .
Para incluir mais tipos de transporte, clique em .
Para excluir, clique . Se existir mais de um registro, a seta deve estar apontando para o registro a ser excluído/alterado. Para isso, utilize os botões de navegação .
Após salvar as informações, sempre finalizar o processo clicando em .
Se todos os campos obrigatórios foram preenchidos corretamente, o processo finalizado irá receber o sinal .
Seleção do local de trabalho, cadastro de cargo, salário e sindicatos do colaborador. Acesso às telas de contribuição sindical e uniformes.
Pessoas | Exames | Funcionais | Adicionais | Dependentes | Pensionistas | Transporte | Cargo/Salario | Ativação |
|
Ao clicar em Cargo/Salário, na tela principal da admissão, deverá ser escolhida a Uniorg do Colaborador.
Depois de escolhida a Uniorg, será visualizada a tela de Cargo e Salário.
Preencher os campos:
Descrição do Cargo - Selecione entre os itens da lista, o cargo do colaborador. Ao escolher o cargo, será sugerido o nível / step e salário inicial configurado para faixa de admissão.
Salário - Digite o Salário do colaborador.
Motivo Contratação - Selecione entre os itens da lista, o motivo da contratação.
Local de Trabalho - Selecione entre os itens da lista, o local de trabalho do colaborador.
Data de Admissão - Digite a Data de Admissão.
Período de Experiência 1 e 2 - O período de experiência da Região Sindical e do Cargo virá preenchido. Se existir Período de Experiência para o funcionário, digite a quantidade de dias.
Dados Sindicais
REGIÃO SINDICAL - Será sugerida em função da Região cadastrada na empresa.
Sindicato Predominante - A lista ficará posicionada no sindicato predominante default da Uniorg, mas poderá ser alterada, se necessário.
Sindicato da Categoria - Escolher entre os itens da lista, o sindicato da categoria do Colaborador (preenchimento opcional).
Sindicato Associado - Escolher entre os itens da lista, o sindicato ao qual o Colaborador é associado (preenchimento opcional).
Importante: Salve as informações antes de clicar nos botões de Sindicatos e Uniformes
Utilizado para cadastramento das contribuições sindicais já efetuadas pelo colaborador (Obrigatória para não ocorrer um novo desconto no mesmo ano civil).
Informar nesta tela os valores de contribuições sindicais, de Colaboradores que já recolheram contribuições sindicais no ano de admissão.
Sindicato - Escolha o sindicato entre os itens da lista.
Recolhimento - Digite o mês /ano de recolhimento da contribuição sindical.
Valor - Digite o valor de desconto da contribuição sindical.
Instruções:
Após incluir as informações, salve o registro, clicando em .
Para incluir contribuições sindicais, clique em .
Para excluir, clique . Se existir mais de um registro, a seta deve estar apontando para o registro a ser excluído/alterado. Para isso, utilize os botões de navegação .
Clique em Voltar para a tela de Cargo / Salário.
Utilizado para cadastramento dos Kits de Segurança e Uniformes utilizados pelo colaborador, de acordo com o cargo definido.
Preencher os campos:
UNIFORME(Opcional) - Selecione o uniforme entre os itens da lista.
DATA PARA ENTREGA(Opcional) - Digite a data de entrega do uniforme.
QUANTIDADE(Opcional) - Digite a quantidade entregue.
TAMANHO(Opcional) - Digite o tamanho do uniforme.
Instruções:
Após incluir as informações, salve o registro, clicando em .
Para incluir mais uniformes, clique em .
Para excluir, clique . Se existir mais de um registro, a seta deve estar apontando para o registro a ser excluído/alterado. Para isso, utilize os botões de navegação .
Clique em Voltar para a tela de Cargo / Salário.
Pessoas | Exames | Funcionais | Adicionais | Dependentes | Pensionistas | Transporte | Cargo/Salario | Ativação |
|
A ativação é feita somente após a finalização de todos os processos . A partir deste momento, a admissão ficará sujeita a aprovação de um gestor, constando no painel Acompanhamento de admissões com sinal e constando no processo Solicitações para a aprovação do gestor responsável.O funcionário será admitido somente após a aprovação dos gestores responsáveis.
Painel que facilita a visualização dos processos de admissão, informando ao gestor quais os processos que estão pendentes, completos, incompletos ou aguardando aprovação do superior. Existe a possibilidade de clicar sobre o ícone e visualizar a tela do processo, se não estiver finalizado.
Indica que o processo está completo.
Indica que o processo está pendente, ou seja, ainda não foi finalizado. Clique sobre o ícone correspondente para completar o cadastro e finalizar o processo.
Indica que o processo está incompleto, ou seja, faltam informações e/ou ser finalizado. Clique sobre o ícone correspondente para completar o cadastro e finalizar o processo.
Indica que o processo foi finalizado e está aguardando a aprovação do superior.
Alteração dos dados cadastrais do funcionário, tais como: dados pessoais, funcionais, dependentes, pensionistas e percursos de trabalho.
Ao clicar no menu Alteração Cadastral/..., será visualizada uma tela com o nome dos funcionários subordinados ao gestor. Clicar sobre o nome do funcionário a receber as alterações.
Após efetuar as alterações, clicar em .
Será visualizada a tela de Averbações. Deverá ser preenchido o motivo/justificativa para alteração do campo. Os campos serão alterados somente após o preenchimento da justificativa.
Ao clicar no menu Alteração Funcional/Aumento Salarial, será visualizada uma tela com o nome dos funcionários subordinados ao gestor para este processo. Clicar sobre o nome do funcionário a receber o aumento salarial.
Será visualizada a tela a seguir:
Preencher os campos:
Step - Selecione entre os itens da lista, o step. Será sugerido um salário
Novo salário - O campo virá com o valor sugerido, mas poderá ser alterado, se necessário.
Porcentagem de aumento - Será preenchida automaticamente, após informar o valor do novo salário. Também pode ser informada a porcentagem de aumento e o novo salário será preenchido automaticamente.
Motivo do aumento - Selecione entre os itens da lista, o motivo do aumento.
Data do início da vigência - Digite a data para efetivação de aumento salarial ou assuma a data sugerida pelo sistema. Se digitada uma data superior à data limite para solicitação do processo no mês, definida pelo cronograma do RH, aparecerá a seguinte mensagem: Data de processamento não permitida - Consulte Cronograma.
Após o preenchimento dos campos, clicar em . O processo de Aumento Salarial ficará disponível para a aprovação do gestor, na tela de Solicitações. O processo será concluído após a aprovação de todos os gestores responsáveis.
Ao clicar no menu Alteração Funcional / Promoção, será visualizada uma tela com o nome de todos os funcionários subordinados ao gestor para este processo. Clicar sobre o nome do funcionário a receber a promoção.
Será visualizada a tela a seguir:
Preencher os campos:
Cargo - Selecione o cargo entre os itens da lista.
Step - Selecione o step, será sugerido um salário.
Novo salário - O campo virá com o valor sugerido, mas poderá ser alterado, se necessário.
Porcentagem de aumento - Será preenchida automaticamente, após informar o valor do novo salário. Também poderá ser informada a porcentagem de aumento e o novo salário será preenchido automaticamente.
Motivo do aumento - Selecione entre os itens da lista, o motivo do aumento.
Data do início da vigência - Digite a data para efetivação da promoção ou assuma a data sugerida pelo sistema. Se digitada uma data superior à data limite para solicitação do processo no mês, definida pelo cronograma do RH, aparecerá a seguinte mensagem: Data de processamento não permitida - Consulte Cronograma.
Após o preenchimento dos campos, clicar em . O processo de Promoção ficará disponível para a aprovação do gestor, na tela de Solicitações. O processo será concluído após a aprovação de todos os gestores responsáveis.
Ao clicar no menu Alteração Funcional / Transferência, será visualizada uma tela com o nome de todos os funcionários subordinados ao gestor para este processo. Clicar sobre o nome do funcionário a receber a transferência.
Será visualizada a tela a seguir:
Preencher os campos:
Unidade Organizacional - Selecione entre os itens da lista, a nova Uniorg do funcionário.
Departamento - Selecione entre os itens da lista, o novo Departamento.
Motivo da transferência - Selecione entre os itens da lista, o Motivo da transferência.
Data do início da vigência - Digite a data para efetivação da transferência ou assuma a data sugerida pelo sistema. Se digitada uma data superior à data limite para solicitação do processo no mês, definida pelo cronograma do RH, aparecerá a seguinte mensagem: Data de processamento não permitida - Consulte Cronograma.
NUMERO LEGAL - O campo virá preenchido com o número legal do funcionário mas pode ser alterado, se necessário.
Após o preenchimento dos campos, clicar em . O processo de Transferência ficará disponível para a aprovação do gestor na tela de Solicitações. O processo será concluído após a aprovação de todos os gestores responsáveis.
Os gestores poderão visualizar os exames de seus funcionários sem as informações dos resultados dos exames, que só estarão disponíveis ns tela de consulta aos exames do próprio funcionário.
Na tela será apresentado todos os funcionários pelos quais o gestor é responsável, com um resumo da situação dos exames pendentes, realizados e programados. Para visualizar detalhes dos exames, selecionar o funcionário.
Nessa tela serão apresentados todos os exames do funcionário. Informar o mês e o ano para selecionar as informações de um mês específico. Informar o exame para selecionar as informações específicas de um único exame. É possível ainda filtrar os exames para serem apresentados apenas os pendentes, realizados ou programados.
Selecione o exame para visualizar os itens do exame. Para os exames que já foram realizados, será apresentado apenas a data da realização dos exames:
Através do portal, o gestor tem a possibilidade de programar ou aprovar a solicitação de férias de seus funcionários.
Ao clicar no menu Programação de Férias, será visualizada a tela com o nome dos colaboradores subordinados ao gestor para este processo.
A figura indica que o funcionário tem período disponível para férias. Posicionar o cursor sobre a figura para ver o detalhe.
O gestor deve estar alerta para o sinal , pois indica que está prestes a vencer o segundo período de férias do funcionário. Posicionar o cursor sobre a figura para ver o detalhe.
A legenda indica a situação do funcionário em determinado mês do ano:
A - indica afastamento do funcionário;
F - indica que o funcionário está em férias;
S - indicador de férias solicitadas:
- O funcionário solicitou e está no aguardo da aprovação/cancelamento pelo gestor
- O gestor solicitou e ainda não aprovou
Es - indica que existe mais de um evento dentro do mesmo mês (ex. afastamento e programação de férias);
Pn - indica que o funcionário tem férias programadas e aprovadas pelo gestor;
Pa - indica que as férias foram programadas automaticamente;
Pv - indica que as férias estão programadas e o aviso de férias já foi emitido
Em branco não possui nenhum tipo de programação.
Para programar férias, escolher o ano através da lista de valores e clicar sobre o mês desejado.
Ao clicar sobre o mês, será visualizado o painel mensal , com o detalhamento do mês, indicando os funcionários (subordinados ao gestor para este processo) que estão em férias, com férias programadas, solicitadas ou afastados.
Clicar sobre o nome do funcionário a receber a programação.
Após este procedimento, será visualizada a tela Programação de Férias (abaixo).
Antes de fazer a programação, clique em para verificar os parâmetros (regras) que a programação deve obedecer.
Descrição das Regras:
IDADE MÍNIMA - Idade mínima em anos a partir da qual deve ser permitida a opção para mais de um período de férias. Só será permitida a “quebra” das férias para funcionários com idade igual ou superior ao que estiver parametrizado neste campo.
IDADE MÁXIMA - Idade máxima em anos a partir da qual deve ser permitida a opção para mais de um período de férias. Só será permitida a “quebra” das férias para funcionários com idade igual ou inferior ao que estiver parametrizado neste campo.
OPÇÃO MAIS DE UM PERÍODO - Apenas os funcionários que apresentarem o Regime que estiver parametrizado podem fazer opção de férias em mais de um período. Ex: Mensalista, Horista, Ambos. Se estiver parametrizado AMBOS, tanto horistas quanto mensalistas podem optar por "quebrar" as férias em mais de um período.
QTDE. PERÍODOS FÉRIAS - Quantidade máxima de períodos de férias que o funcionário pode optar.
Obs: As regras acima trabalham em conjunto para verificar se será permitida a programação de férias em mais de um período. Se não obedecer a uma das regras acima, só permitirá a programação do total de dias de direito, ou seja, apenas uma única programação para o período aquisitivo.
FÉRIAS ANTECIPADAS – Define se poderá ser feita a programação das férias com data de início inferior ao final do período aquisitivo. Se a opção for NÃO, a programação de férias só será permitida com data de início superior ao final do período aquisitivo.
MÍNIMO DE DIAS DE FÉRIAS NORMAIS – Quantidade mínima de dias válidos para cada período de programação de férias. O sistema irá verificar se a quantidade de dias de férias digitados é maior ou igual ao valor que estiver parametrizado neste campo. Se for menor, não irá permitir a programação.
MÁXIMO DE DIAS DE FÉRIAS NORMAIS - Quantidade máxima de dias que o funcionário tem de direito, de acordo com o período aquisitivo vencido.
DIAS DE DEPÓSITO DE FÉRIAS - Quantidade de dias de antecedência exigida para o depósito dos valores das férias. O sistema irá verificar a quantidade de dias entre a data do dia da programação e a data de início das férias.
OPÇÃO DE ABONO - Se o regime do funcionário for diferente do que estiver parametrizado neste campo, o campo Opção de Abono na tela de programação não estará disponível para preenchimento. Se estiver parametrizado AMBOS, a opção pelo Abono poderá ser feita por quaisquer regimes.
OPÇÃO DE 13º NAS FÉRIAS - Dentre os regimes válidos apresentados, será parametrizado aqueles que podem fazer opção para receber uma parcela do décimo terceiro junto com as férias. Ex: Sim – Todos, Sim - Mensalista, Sim – Horista, Não – Todos.
Sim – Todos: Qualquer regime poderá optar por receber uma parcela do 13° salário nas férias.
Não – Todos: Não será permitida a opção pelo 13° salário nas férias. Na tela de programação de férias, o campo Opção de 13° não estará disponível para preenchimento.
Sim – Mensalistas: Somente os funcionários com regime Mensalista poderão optar por receber uma parcela do 13° salário nas férias. Para os Horistas, na tela de programação de férias, o campo Opção de 13° não estará disponível para preenchimento.
Sim – Horistas: Somente os funcionários com regime Horista poderão optar por receber uma parcela do 13° salário nas férias. Para os Mensalistas, na tela de programação de férias, o campo Opção de 13° não estará disponível para preenchimento.
MÊS OPC. DÉCIMO TERC. DE FÉRIAS - Mês a partir do qual passa a ser válida a opção de receber a parcela do décimo terceiro junto com as férias. Se o mês da programação for inferior ao que estiver parametrizado neste campo, aparecerá uma mensagem, não permitindo a Opção de 13° nas férias.
PERMISSÃO PARA ALTERAÇÃO DE 13° SALÁRIO NAS FÉRIAS - Se este campo estiver preenchido como Sim, a alteração do campo Opção de 13° será permitida. Se estiver preenchido como Não, o campo Opção de 13° não estará disponível para o preenchimento.
Para efetuar a solicitação de férias, preencher os campos :
DIAS DE FÉRIAS - Esse valor pode ser alterado, de acordo com a quantidade de períodos de férias que o funcionário irá usufruir. Por exemplo, se o funcionário tiver direito de 30 dias de férias, quiser usufruir em um único período e optar pelo abono, deve preencher o campo Dias de Férias = 30, Opção de Abono = Sim. Automaticamente o sistema irá calcular 20 dias de descanso mais 10 dias de abono.
Obs: A quantidade de Dias de férias deve estar sempre de acordo com o Saldo a Solicitar. Por exemplo, se o funcionário tem direito de 30 dias e optou por 2 períodos de férias, o primeiro 20 Dias de férias com Opção de Abono = sim ( o sistema calcula 10 dias descanso + 10 abono), irá gerar um saldo a solicitar de 10 dias. Quando ele fizer a solicitação do Saldo, não poderá inserir um valor maior que 10 em Dias de férias e nem solicitar abono novamente, pois já solicitou no primeiro período. A programação em mais de um período só será permitida se estiver de acordo com as regras da empresa.
DATA DE INÍCIO DAS FÉRIAS - Data em que o funcionário irá sair de férias.
OPÇÃO DE ABONO - Sim para conversão de parte dos dias de férias em abono.
Não para usufruir do total digitado em Dias de férias.
OPÇÃO DE 13° - Sim para receber a primeira parcela do 13° salário nas férias.
Não para não receber a primeira parcela do 13° salário nas férias.
Após o preenchimento, clique em para salvar a solicitação e enviar para aprovação. Para Simular o cálculo, clique em .
Após este procedimento, no painel inicial e no painel mensal será visualizada a legenda na linha do funcionário.
A partir deste momento a solicitação de férias estará disponível para a aprovação do gestor na tela de Solicitações.
Quando um funcionário solicita suas férias ao gestor, automaticamente aparecerá na tela de Solicitações do gestor, uma solicitação de férias pendente para aprovação.
A programação de férias estará concluída após a aprovação de todos os gestores responsáveis e receberá a legenda no painel.
Cancelando férias solicitadas
Para cancelar férias solicitadas pelo funcionário ou pelo gestor, clicar sobre o nome do funcionário que possui a legenda no painel mensal.
Será visualizada a tela a seguir:
Se clicar em , a legenda ficará em branco.
O cancelamento só poderá ser feito se algum gestor do fluxo de aprovações ainda não tiver aprovado.
Após a aprovação das férias, o gestor poderá visualizar o período aquisitivo programado do funcionário:
Clique na legenda para visualizar os detalhes da programação.
Para solicitar o cancelamento da programação, clique em .
A partir deste momento a solicitação de cancelamento de férias estará disponível para a aprovação do gestor na tela de Solicitações.
O cancelamento será efetivado somente após a aprovação de todos os gestores responsáveis.
Após aprovação do cancelamento pelo gestor, a programação poderá ser solicitada novamente.
Através do Portal, o gestor poderá simular e efetivar a Rescisão de seus subordinados.
Ao clicar no menu Rescisão, será visualizada uma tela com o nome de todos os funcionários subordinados ao gestor para este processo.
Ao clicar no funcionário a ser demitido, será visualizada a tela abaixo:
Preencher os campos:
DATA DA RESCISÃO - Digite a data que o funcionário será demitido.
DATA DO PAGAMENTO - Digite a data em que a rescisão será paga.
TIPO DE RESCISÃO - Escolha entre os itens da lista o Tipo de Rescisão.
MOTIVO - Escolha entre os itens da lista, o Motivo da rescisão.
AVISO PRÉVIO - Escolha “S” se o Aviso Prévio for indenizado, caso contrário “N”.
Clique em . Será visualizada a tela a seguir:
Nesta tela, podem ser incluídas algumas verbas a serem pagas na rescisão (opcional).
Segue abaixo, exemplos de verbas que podem estar contidas na lista:
Para incluir verbas que estiverem com D (Dias) ou H (Horas) no início, preencher apenas o campo Qtde.
Para as que estiverem com V (Valor) no início, deverá ser preenchido o campo Valor.
Para as que estiverem com R no início, só poderão ser incluídas se o Regime do funcionário permitir.
Instruções de preenchimento:
Verba - Escolher a verba entre os itens da lista.
Atributo -
Marcar o atributo que identifica o
movimento. "N" Normal,
"+" Aumentativo,
"-" Diminutivo.
Quantidade / Valor - Preencher de acordo com a verba escolhida.
Clique para salvar.
Para excluir a verba, clique .
OBS: A inclusão das verbas é opcional. O processo pode ser finalizado sem incluir verbas.
Clique em para visualizar a simulação do Termo de Rescisão ou clique em para solicitar a rescisão sem visualizar o Termo de Rescisão.
Exemplo da simulação:
Clique em para solicitar a rescisão. O processo ficará disponível para a aprovação do gestor na tela de Solicitações.
A rescisão será concluída somente após a aprovação de todos os gestores responsáveis.
Selecione o mês/ano de competência.
Clique no nome do funcionário a ser visualizado o extrato do banco de horas.
Será visualizado o extrato do banco de horas, do funcionário selecionado.
Banco de Horas - Posição Sintética
A posição sintética do banco de horas apresenta os seguintes itens:
Saldo de cada verba do banco de horas, de acordo com os meses
Saldo Total mensal das verbas do banco de horas
Listagem dos funcionários que apresentaram a verba no mês
Listagem dos funcionários que compõem o Saldo Total mensal
Saldo detalhado do banco de horas do funcionário no mês
Tela 1 - Painel anual de total das verbas e saldo do banco de horas
Clicando no link que se encontra no valor da verba, será visualizada a listagem dos funcionários que apresentam a verba no mês (tela 2).
Clicando no link que se encontra no valor do saldo mensal, será visualizada a listagem dos funcionários que compõem o Saldo Mensal (tela 3).
Tela 2 - Listagem dos funcionários que apresentaram a verba no mês.
Tela 3 - Listagem dos funcionários que compõem o saldo mensal.
Clicando no link que se encontra no nome do funcionário, será visualizado o saldo detalhado das verbas que compõem o banco de horas do funcionário (tela 4).
Tela 4 - Saldo detalhado das verbas que compõem o banco de horas do funcionário.
Tem o objetivo de mostrar e tratar as exceções de freqüência dos funcionários de cada gestor.
Entende-se por exceções de freqüência as faltas, os atrasos e as horas extras registradas para os funcionários.
O Tratamento de Exceções de Freqüência contém:
Painel anual das exceções de freqüência dos funcionários subordinados ao gestor
Resumo mensal das exceções de freqüência dos funcionários subordinados ao gestor
Detalhe mensal da escala e marcações de um funcionário específico
Tela para manutenção das marcações
Tela de justificativas
Tratamento das exceções de freqüência, possibilitando o desdobramento das horas de uma exceção
Tela 1 - Painel anual das exceções de freqüência
O gestor deverá selecionar o ano desejado para visualizar a grade de funcionários.
Nos meses, terão ícones indicando se existem exceções:
- indica que todas as exceções do funcionário, de acordo com o mês, foram tratadas.
- indica que existem exceções que não foram tratadas ou foram parcialmente tratadas.
Nos ícones terão links para a tela de detalhe mensal da escala e marcações do funcionário (tela 3).
No mês terá um link para a tela de resumo mensal das exceções de freqüência dos funcionários da grade (tela 2).
Tela 2 - Resumo mensal das exceções de freqüência
Apresenta os totais de horas de ausência e horas excedentes por mês, indica a quantidade de horas tratadas e calcula o saldo por funcionário e por total de funcionários subordinados ao gestor.
Clicando no nome do funcionário, será visualizada a tela de detalhe mensal da escala do funcionário
Tela 3 - Detalhe mensal da escala e marcações de um funcionário
Detalhamento da escala e marcações do funcionário correspondente ao mês selecionado anteriormente.
Indica também se existem horas de ausência ou excedentes, tratadas ou a serem tratadas no dia.
Clicando nos ícones ou , será visualizada a tela de tratamento das exceções de freqüência, onde serão feitas as aprovações das horas de ausência e excedentes (tela 5).
Clicando nos links das datas, será visualizada a tela para manutenção das marcações do dia (tela 4).
Tela 4 - Manutenção das Marcações
O gestor também poderá alterar a marcação do funcionário e inserir as justificativas.
Para incluir / alterar a marcação do dia, basta alterar o horário em Manutenção das Marcações e clicar em .
No caso de faltas, para excluir a marcação clicar em .
Rearranjo – Utilizado para manutenção de ponto eletrônico (inclusão de marcações intermediárias).
Ao incluir/alterar marcações do dia, podem gerar horas extras ou excedentes. Neste caso, aparecerão atalhos para tratamento das horas. Para fazer o tratamento, sem inserir justificativas, clique nos atalhos. Será visualizada a tela de Exceções de Frequência (tela 5)
Para justificar a manutenção nas marcações, clicar no botão Justificativas.
Será visualizada a tela abaixo, onde serão incluídas as justificativas de ausência (faltas, atrasos) ou de presença (horas extras), da marcação correspondente.
O gestor irá inserir as justificativas de ausência ou de presença de seus funcionários, de acordo com a data.
Selecionar o tipo de frequência, hora de início e fim (respeitando o total da quantidade de horas) e as observações. Clicar em .
Essa justificativa irá aparecer na tela de tratamento das exceções (abaixo), para serem aprovadas pelo próprio gestor.
Tela 5 - Tratamento das exceções de freqüência
A tela permitirá a inclusão e exclusão de um tratamento de exceção.
Se o funcionário ou o gestor tiver informado a justificativa, aparecerá na parte inferior da tela, em Justificativas. Para aprovar a justificativa clicar em (na linha das justificativas). Para fazer algum desdobramento ou incluir outro tipo de frequência, informar a freqüência, hora inicial, hora final, o motivo e as observações e clicar em .
O gestor poderá tratar a exceção por completo clicando no botão . Poderá também incluir algum tipo de frequência (o saldo será atualizado) e Aprovar o saldo.
Não permitirá que a quantidade de horas exceda ao total de horas da exceção.
Em Situação, o ícone indicará que a exceção já foi totalmente tratada e o ícone indicará que a exceção ainda não foi totalmente tratada.
Através do Portal, o gestor poderá alterar a escala de seus funcionários.
Clicar sobre o nome do funcionário.
Será visualizada a tela a seguir:
Para incluir uma nova escala, selecionar em . Informar a Data Inicial e Final (se existir) e o Tipo do Horário.
Clique em para inserir uma nova escala. Não esquecer de encerrar a escala que se encontra em aberto na linha inferior, colocar Data Final e clicar em .
Para excluir a escala, clicar em .
Clicando em na linha da escala em aberto, poderá ser feita a manutenção na escala do funcionário.
Para alterar o horário e a classificação do dia, selecionar entre os itens da lista e clicar em .
Aparecerá um X no campo Alterada, indicando que a escala foi alterada neste dia.
Visualização do espelho de ponto do funcionário, de acordo com o período de apuração do mês de competência escolhido.
Detalhamento da escala, horários e marcações de ponto do funcionário.
A posição sintética de exceções de frequência apresenta os seguintes itens:
Total de ausências e horas excedentes (horas extras), de acordo com as uniorgs que o gestor é responsável e com o período de apuração do mês competência selecionado
Detalhe das verbas de ausência e horas excedentes, que compõem o total do período de apuração do mês competência
Detalhe dos funcionários que compõem o total da verba
Esta tela apresenta o total de horas de ausências e excedentes, de acordo com o período de apuração do mês competência. Clicando no link que se encontra no valor da quantidade de horas, será visualizada a tela com o detalhe das verbas e sua quantidade.
Tela de detalhe das verbas e quantidade, que compõem o total do período de apuração do mês competência selecionado. Clicando no valor da quantidade de horas, será visualizado o detalhe dos funcionários que compõem esse total.
Tela de detalhe dos funcionários que compõem o total da verba, de acordo com a uniorg, mês competência e período de apuração.
Apresenta o resumo dos apontamentos feitos pelos funcionários subordinados ao gestor, com as verbas correspondentes e seus totais, de acordo com período escolhido para pesquisa.
Clicando na verba, será visualizada a lista dos funcionários que compõem o total dessa verba no período escolhido.
Clicando no nome do funcionário, será visualizada a data e a quantidade de horas da verba no dia.
Visualização dos Equipamentos de Proteção definidos para os funcionários e se estão sendo utilizados.
Nesta tela serão informados os atendimentos de saúde do funcionário. Apenas para visualização.
Painel com a listagem de todas as solicitações aprovadas, rejeitadas ou pendentes para a aprovação.
Após efetuar os processos de admissão, promoção, transferência, aumento salarial e rescisão, o gestor deve efetuar a aprovação/reprovação do processo.
As solicitações podem estar:
Pendentes
Podem ter sido geradas pelo próprio gestor, ou geradas por níveis inferiores, aguardando apenas a aprovação.
Para aprovar, escolha o Motivo entre os itens da lista e clique . Para rejeitar, clique .
Para visualizar os detalhes da solicitação clique em .
Se aprovado, sobe para o nível superior (se houver). Esta solicitação estará pendente para a aprovação/reprovação desse gestor.
Aprovadas
Ao clicar em nas solicitações Pendentes, essa mesma solicitação passará a fazer parte da listagem de Aprovadas.
Rejeitadas
Ao clicar em nas solicitações Pendentes, essa mesma solicitação passará a fazer parte da listagem de Reprovadas.
Tela para acompanhamento das solicitações que dependem da aprovação do gestor. Somente para visualização.
As Solicitações Indiretas são solicitações que não foram geradas pelo gestor, mas dependem de sua aprovação.
Ao clicar no nome do funcionário, será visualizada a tela de detalhe dos aprovadores da solicitação:
Nessa tela é visualizado o andamento da solicitação, ou seja, de quantos aprovadores dependem, quais já aprovaram, se a solicitação foi reprovada em algum dos níveis.
Para visualizar os detalhes da solicitação, clique em .
Na página de login, o funcionário pode enviar recados / sugestões para área de Recursos Humanos.
Clique no link Recursos Humanos localizado no quadro Informações Gerais.
Será visualizada a tela abaixo:
Digite o Id , Nome , endereço de e-mail, telefone e a mensagem.
A mensagem pode ser enviada sem a identificação do funcionário, sendo preenchido apenas o campo Mensagem.
Clique em para enviar as informações para a área de Recursos Humanos.
Na página de login, o usuário poderá fazer a reinicialização de sua senha.
Clique no link localizado no quadro Reinicializar Senha de Acesso.
Será visualizada a tela para validação de alguns dados pessoais, tais como Id (crachá), Data de nascimento, RG, CPF e PIS. Preenchimento Obrigatório.
Após a digitação, clique em .
Se os dados foram digitados corretamente, a senha será reinicializada com sucesso e irá apresentar qual será a nova senha para o próximo login.
Para fazer o login, digitar o usuário e a senha que foi apresentada na tela anterior.
Clique em Login.
Será visualizada a tela abaixo, onde deverá ser feita a troca da senha.
Digitar a senha antiga ( senha que foi apresentada na tela Senha reinicializada), digitar uma nova senha e confirmá-la.
Clique OK.
Configuração do Browser para imprimir as linhas dos demonstrativos
Clique em Ferramentas/Opções da Internet.
Em Opções da Internet - Avançadas, deve existir o flag em Imprimir cores e imagens do plano de fundo, conforme exemplo abaixo.
Se não existir, inserir o flag e clicar OK.
Para imprimir sem os cabeçalhos e rodapés, verificar a seguinte configuração:
Clique em Arquivo/Configurar Página.
Em Configurar Página - Cabeçalhos e Rodapés, excluir as configurações existentes em Cabeçalho e Rodapé, conforme exemplo abaixo.
Clique OK para salvar.
Agora seu demonstrativo irá ser impresso com as linhas e sem cabeçalhos e rodapés das páginas Web.
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